Os detentos Thiago Augusto Falcão de Oliveira e Gilmar Reis da Silva seguem foragidos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, desde julho de 2023.
Segundo a Polícia Civil, ambos estão na lista de procurados prioritários da polícia, que intensificou as buscas nas regiões onde os criminosos têm histórico de atuação.
A dupla teria recebido ajuda de dois policiais penais para fugir da unidade. Entre os envolvidos identificados estão um agente penitenciário que retirou os presos da penitenciária usando uma caminhonete de frota oficial do sistema prisional e o então diretor da unidade, que teria autorizado a saída dos detentos para realizar serviço extramuros.
Gilmar é considerado um criminoso de alta periculosidade e é apontado como chefe do crime organizado na região sul do estado.
Já Thiago é autor de um homicídio em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, e também já havia tentado escapar da mesma unidade prisional outras vezes.