Reeleito em outubro de 2024 com 82,46% dos votos para seu segundo mandato em Alta Floresta (804 km de Cuiabá), o prefeito Chico Gamba (União) teve o mandato cassado sob acusação de compra de votos e recorreu ao Instagram na noite desta sexta-feira (28) para anunciar sobre a decisão desfavorável. A cassação também atinge o vice-prefeito Robson Quintino de Oliveira (MDB), que comanda a Secretaria de Governo, Gestão e Planejamento do município.
Detalhes sobre a decisão ainda não foram divulgados, mas o gestor informou que vai recorrer. De todo modo, ele deve continuar no cargo enquanto ingressa com os recursos cabíveis na própria Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
Também foram denunciados na ação o servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alan Benin e o diretor de comunicação da prefeitura de Alta Floresta, Danúbio Ferreira dos Santos.
A ação que resultou na cassação cita crimes de fraude no processo eleitoral, improbidade administrativa, uso da máquina pública, abuso de poder econômico, político e de autoridade, corrupção ativa e passiva, concussão, uso indevido das redes sociais, crime de caixa dois de campanha e formação de quadrilha.
Ao noticiar sobre a cassação, o prefeito não adentrou em detalhes sobre o caso, mas ressaltou que pretende reverter a decisão desfavorável. “Recebi com indignação a decisão da justiça eleitoral que determinou a cassação do nosso mandato. Mas quero deixar claro: isso não nos abala! Fomos reeleitos com a maior votação da história de Alta Floresta, e vamos recorrer para que a vontade do povo seja respeitada”, escreveu ele na legenda do vídeo.
“Seguimos firmes, trabalhando por nossa cidade! Eu, meu vice @robsonquintino e toda a nossa equipe agradecemos o apoio e a confiança de vocês. Nosso trabalho tem feito a diferença, e isso incomoda muita gente. Mas isso só nos dá ainda mais força para continuar lutando”, diz outro trecho da publicação.
Na disputa do ano passado, Chico Gamba obteve 23.912 votos e derrotou o bolsonarista Oliveira Dias (PL) que só teve 5.086 de votos nas urnas (17,54%).