Um bebê de dois meses, três crianças e um cachorro foram socorridos após serem atacados por abelhas, no Bairro União, em Sorriso, a 398 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (24).
Segundo a sargento Daiane Rocha, do Corpo de Bombeiros, o ataque ocorreu após um enxame, localizado em uma árvore próxima a uma área de mata em limpeza na região, ter sido perturbado.
"Tinham maquinários trabalhando no manejo da área de mata que fica ao lado da quadra e a limpeza e possivelmente uma das máquinas acabou atingindo essa árvore em que estava o enxame de abelhas", explica.
Os militares iniciaram os primeiros atendimentos às crianças picadas. Nenhuma delas apresentou estado grave, mas foram todas transportadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
Ainda durante o atendimento, os bombeiros foram informados de que um cão também estava sendo atacado. Para resgatar o animal, a equipe precisou usar uma técnica de contenção, já que o cachorro estava em estado de dor e bastante agressivo devido às picadas.
O cão foi resgatado e retirado da área de risco em segurança para que pudesse ser encaminhado para o atendimento veterinário.
Orientações
De acordo com professor de apicultura da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Dr. Marcelo Pinheiro, ao se deparar com abelhas, o ideal é evitar o contato direto.
As pessoas devem evitar mexer, colocar fogo ou fumaça nas colmeias. Se houver algum risco de ataque, o morador ou quem estiver próximo ao enxame deve chamar os bombeiros ou algum apicultor para realizar os procedimentos adequados, afirma o especialista.
Segundo ele, após ser picado por um alto número de abelhas, a vítima nunca deve se automedicar e precisa, imediatamente, procurar atendimento em um centro médico.
Ele explica que, durante o ataque, a vítima deve procurar se proteger instantaneamente em locais fechados, mantendo os insetos para fora, pois a picada de uma única abelha atrai o ataque de outras.